SAIBA AQUI SE É POSSÍVEL O CÂNCER DE MAMA NA ADOLESCÊNCIA!

Saiba aqui se é possível o Câncer de Mama na Adolescência

Olá Sorocaba, os dados são chocantes e surpreendentes para a maioria das pessoas: o câncer é uma doença que mata a maioria das crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos, incluindo o câncer de mama. Sim, dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobop) mostram que, embora o câncer de mama seja considerado raro entre as adolescentes, ele não apenas existe, mas continua crescendo ano a ano. Saiba mais sobre o câncer de mama na adolescência e por que é tão importante visitar regularmente o médico do seu plano de saúde Sorocaba para diagnosticar a doença tão cedo.

SAIBA AQUI SE É POSSÍVEL O CÂNCER DE MAMA NA ADOLESCÊNCIA

SAIBA AQUI SE É POSSÍVEL O CÂNCER DE MAMA NA ADOLESCÊNCIA!

Hoje, para cada 100 mulheres diagnosticadas com a doença, há pelo menos meninas entre 13 e 16 anos, o que equivale a 1% dos adolescentes brasileiros. Esses casos mostram como é importante para as meninas consultar um ginecologista em Sorocaba regularmente após entrar na puberdade ou após a primeira menstruação. Então, ao promover o acesso a serviços médicos de qualidade sem esperar na fila, o plano de saúde tem um papel básico na prevenção do câncer nessa idade.

Embora rara, a experiência mostrou que, uma vez que o câncer de mama ocorre, é ainda mais agressivo entre as mulheres jovens. A doença cresce mais rapidamente, especialmente aqueles com maior predisposição genética, o que é mais comum em pacientes com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário. No entanto, de acordo com especialistas, a genética não pode explicar a agressividade do câncer de mama nessa idade, o que ainda despertou o interesse dos oncologistas. Para se ter uma ideia, 30% das mulheres jovens com câncer morrerão porque geralmente não respondem à quimioterapia.

Se auto examine sempre

As estatísticas mostram que, na maioria dos casos, o câncer é formado pelo toque nas mamas e nas axilas, que geralmente é um nódulo. No entanto, 99% deles são tumores benignos, mas esse percentual aumentará com a idade, porque o corpo perde sua capacidade de se defender contra o câncer. Na faixa etária de 20 a 30 anos, essa proporção subiu para 10 casos por 100 casos, ou 10%.

Como a maioria é descoberta por acidente, a orientação médica é essencial para que os adolescentes entendam seus corpos, a fim de identificar condições anormais e relatá-las à pessoa responsável ou ao médico. Apenas muitas informações sobre o câncer de mama podem aumentar a conscientização sobre esta doença. No entanto, com o plano de saúde da família, a consulta ginecológica tornou-se mais fácil, oferecendo várias opções aos médicos em casa ou perto do consultório, hospital ou clínica.

Tenha acompanhamento médico na adolescência

Outro fator digno de nota é que o diagnóstico de câncer pediátrico é mais difícil, porque os fatores de risco ainda não são conhecidos. Ao contrário das doenças dos adultos, é improvável que esteja relacionado à exposição excessiva à luz solar, falta de exercício, excesso de peso, dieta inadequada, tabagismo ou alcoolismo.

Outro problema é que a idade em si é difícil de diagnosticar câncer na adolescência. Os seios ainda estão formados  e qualquer alteração pode ser vista como parte do processo de maturação. Normalmente, quando os nódulos são encontrados, os nódulos entram no estágio avançado. Portanto, especialistas alertam que é necessário consultar o ginecologista do plano de saúde em Sorocaba para verificar se há diferenças nas mamas. Quaisquer medidas preventivas são melhores para os jovens.

Para maiores informações

Você ou sua filha já tem plano de saúde? Caso não tenha fale com um dos nossos corretores agora para garantir os melhores cuidados médicos privados. Ele saberá como orientá-lo a contratar o plano médico Sorocaba mais relevante para o seu perfil.

Rolar para cima