Search
Close this search box.

Conheça um pouco mais sobre a Leucemia: Sintomas e Tratamentos, embora existam dois tipos de leucemia, os sintomas não veriam são sempre os mesmo. Entenda mais sobre a leucemia e os seus sintomas a seguir.

Leucemia: Sintomas e Tratamentos

Leucemia: Sintomas e Tratamentos

O que é leucemia?

Leucemia é um câncer maligno que começa na medula óssea, aonde as células sanguíneas são produzidas. Os glóbulos brancos são células atacadas, fazendo que as se reproduzam descontroladamente, gerando os sintomas e os sinais da doença.

A leucemia pode se dividir duas categorias diferentes mielóides e linfóide. A mielóide é descendente das células-tronco e pode ser granulo cito, basófilo, monócito, eosinófilo. Já a linfoide são as células doentes.

Sintomas

Os sintomas comuns acontecer na leucemia é hemorragias e infecções, por causa da produção das plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos.

O aumento das células faz com que a medula óssea seja produtiva, não permitindo que as células normais se reproduzam, e isso pode causar sintomas diferentes:

Podem aparecer alguns desses sintomas, pela diminuição da produção do eritrócito pela medula óssea.

Síndrome trombocitopenia

Podem acabar surgindo diminuição de plaquetas, as células importantes para coagulação do sangue, evitando assim os sangramentos.

Síndrome leucopenia

Sintomas que podem aparecer pela diminuição de leucócitos normais, os neutrófilos principais, que fazer parte na defesa do organismo contra infecções.

Além disso, outros sintomas como dor nas costas, aumento do baço, dor nas articulações, problemas nos órgãos e dor no esterno também podem surgir.

Tratamentos

A leucemia é separada por quatro tipos diferentes de tratamento. A leucemia linfoide crônica o tratamento dela não precisa ser feito de imediato após o diagnostico, ao contrario da leucemia aguda, que o tratamento tem que ser feito de imediato como quimioterapia e transplante de medula.

Quimioterapia

Uma das principais formas de tratamento da leucemia é com a quimioterapia, a condição que ela é feita ira depender dos fatores específicos de cada paciente e o medico que ira avaliar a melhor forma para realizar. A quimioterapia usa produtos químicos para pode combater as células da leucemia.

Radioterapia

A radioterapia, na maioria das vezes, os pacientes que sofrem de leucemia linfoide crônica, para que as massas linfonodais sejam diminuídas. A radioterapia pode ser utilizada para pacientes se prepararem para o transplante de medula óssea. A radioterapia usam os raios X e outros meios de alta intensidade para danificar as células leucêmicas e para o crescimento.

Terapia biológica

Esse tratamento é feito com terapias que ajudam o sistema imunológico atacar e reconhecer as células leucêmicas.

Transplante de células tronco

Esse processo é fundamental para a substituição da medula óssea afetadas pelo câncer por uma célula saudável. Antes do transplante as sessões de quimioterapia e radioterapia podem ser feitas para combater as medulas ósseas doentes e assim destruindo ela. A colocação das células tronca é adequada para a reconstrução das medulas.