WhatsApp chat

Como funciona o tratamento da Esclerose Múltipla no plano de saúde?

Olá Sorocaba, você sabia que a esclerose múltipla afeta cerca de 35.000 pessoas no Brasil, três quartos das quais são mulheres? Existem 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo, mas esta doença incurável pode ser tratada. O desafio é precisamente o diagnóstico precoce, porque a doença pode causar lesões cerebrais, resultando em um declínio na qualidade do cérebro, o que faz o cérebro encolher 5 vezes mais rápido que as pessoas normais. Por isso veja em nosso post Como funciona o tratamento da Esclerose Múltipla no plano de saúde?

Como funciona o tratamento da Esclerose Múltipla no plano de saúde?

Como funciona o tratamento da Esclerose Múltipla no plano de saúde?

O dia 30 de agosto como “Dia Nacional de Consciência da Esclerose Múltipla”, por exemplo, que é uma data importante para a disseminação de sintomas e tratamento por meio de um plano de saúde. Para quem não conhece, por exemplo, a cobertura do atendimento domiciliar pelos planos de saúde Sorocaba é um direito garantido para pacientes com esclerose múltipla em todo o país.

A esclerose múltipla ou MS, resumidamente, pode aparecer de duas formas. O mais comum desses casos ocorre em aproximadamente 80% dos casos e é caracterizado por uma condição de piora (surto) e, em seguida, alguns ou todos os sintomas melhoram. A outra forma é progressiva, na qual os sintomas aparecem gradual e continuamente. No entanto, ambos são destrutivos.

Causas

A causa exata da esclerose múltipla não é clara, mas estudos mostraram que fatores genéticos que podem estar relacionados ao meio ambiente, ou até vírus, podem estar relacionados ao desenvolvimento da doença. Acredita-se que familiares de pacientes com a doença tenham maior risco de morbidade (entre 2% e 5%), mas tudo indica que outros fatores também afetam sua aparência.

Pessoas com doença genética da EM podem desencadear uma resposta autoimune exagerada quando expostas a certos fatores ambientais, como não serem expostas à luz solar durante os primeiros meses de vida. Como a doença está sendo estudada continuamente, cuja causa não é totalmente compreendida, os pesquisadores alertaram para alguns fatores de risco.

Estudos demonstraram que mulheres entre 20 e 40 anos têm maior probabilidade de ter EM porque 70% dos diagnósticos são feitos nessa idade. Por outro lado, além da história familiar, a incidência de caucasianos também é maior, principalmente no norte da Europa, sul do Canadá, norte dos Estados Unidos, Nova Zelândia e sudeste da Austrália. Descendentes asiáticos, africanos ou americanos correm menos riscos.

O maior desafio hoje é o diagnóstico precoce da esclerose múltipla, por exemplo, seus sintomas iniciais costumam ser confundidos com estresse e fadiga. Eles podem demorar um pouco para aparecer, mas um diagnóstico definitivo só pode ser feito por ressonância magnética, porque não há dúvida sobre alterações nos testes de rotina (como exames de sangue e ultrassonografia). Portanto, é necessário um exame anual e todos os sintomas são relatados ao médico.

Sintomas

Os sintomas geralmente incluem dificuldade em mover-se (de fadiga muscular a problemas com movimento rápido); distúrbios sensoriais (dormência, aperto), visão turva, pontos cegos, dor nos olhos e até cegueira temporária; incontinência urinária; depressão; espasmos musculares; falta de equilíbrio; problemas sexuais; Fadiga; Prurido; Tremor e perda auditiva.

A lei garante o tratamento da esclerose múltipla pelos beneficiários de planos de saúde, incluindo serviços de assistência domiciliar. O atendimento domiciliar prestado ao paciente deve ser pago integralmente pelo operador do plano de saúde e aplica-se a todos que precisam receber atendimento hospitalar no ambiente em que vivem.

O médico responsável pelo tratamento de pacientes com esclerose múltipla determina se é necessário atendimento domiciliar. Mesmo que o atendimento domiciliar não seja necessário, o plano médico Sorocaba deve cobrir o tratamento da esclerose múltipla, porque a doença não pode ser curada, mas pode ser controlada.

Saiba mais

Nossos corretores estão a sua disposição para te ajudar a encontrar um plano de saúde em Sorocaba que vai estar te ajudando a cuidar ainda melhor da sua saúde.

Rolar para cima