Search
Close this search box.

O mundo como conhecemos atualmente está em constante mudança. Diversas mudanças diferentes ocorrem a cada minuto que passa, e elas podem ocorrer em qualquer segmento, seja no ramo tecnológico, seja no ramo educacional ou científico. Mas, principalmente o ramo alimentício tem passado por mudanças as quais afetam uma grande parte da população, inclusive a parcela infantil.

O ramo alimentício tem focado por muitos anos nas áreas de fast-food onde praticamente todas as empresas tem sempre uma opção de lanches infantis, que acompanham brindes e brinquedos.

Não somente as empresas de fast-food focam nas crianças, mas empresas de biscoitos e bolos também fazem isso, fabricando seus produtos com embalagens apelativas que convidam grande parte das crianças a implorar para seus pais comprarem tais produtos, ingerindo alimentos ricos em carboidratos e açúcares, que causam a tão conhecida obesidade infantil.

Obesidade Infantil: quais os riscos?

Obesidade Infantil: quais os riscos?

Ingerir alimentos gordurosos, ricos em carboidratos e açúcares em excesso é prejudicial para qualquer pessoa, independente da idade. Porém, a ingestão desses alimentos muito precocemente pode trazer grandes consequências na vida futura de uma criança.

Esse excesso pode vir a causar, futuramente, doenças sérias e perigosas que podem comprometer a vida da criança, tais como diabetes, colesterol alto, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, entre outras.

Causas

Existem fatores a se considerar que podem desencadear a obesidade infantil. As causas mais comuns que podem propiciar o surgimento da doença, são:

Além das causas apresentadas, a obesidade infantil pode ser decorrente de alguma doença hormonal ou uso de medicamentos a base de corticoides.

Soluções

Para evitar que uma criança desenvolva a obesidade infantil, ou para tratar uma criança que já possua a doença, é essencial a conscientização dos pais em primeiro lugar. Evitar a compra de alimentos gordurosos e ricos em açúcares, evitar o excesso de fast-food, bolos e doces, substituindo por refeições feitas em casa ou que sejam livres desses componentes.

Ultimamente, da mesma forma que alimentos desse tipo tem se desenvolvido, a indústria saudável tem crescido consideravelmente, criando produtos extremamente semelhantes aos convencionais, porém sem os componentes prejudiciais que os mesmos geralmente possuem. É uma ótima alternativa de substituição para as crianças, preservando sua saúde e satisfazendo suas vontades da mesma forma.